top of page

6 sinais que está na hora de trocar as vela de ignição

Atualizado: 25 de nov. de 2022

Muitos motoristas assumem que, quando o carro tem problemas para dar partida, há um problema com a bateria. Embora isso certamente possa ser o caso, não é a única possibilidade. Velas de ignição velhas ou defeituosas podem ser as culpadas! Afinal, essas pequenas velas de ignição têm um grande trabalho a fazer. Saiba por que é importante manter esta parte do seu carro em ótimo estado de funcionamento e quando trocar as velas de ignição, observando esses sintomas ruins das velas de ignição.







TROCAR AS VELAS DE IGNIÇÃO PODE SER UMA BOA IDEIA QUANDO... 1. SUA LUZ DO MOTOR DE VERIFICAÇÃO ACENDE.


Velas de ignição gastas / com falha, pacotes de bobinas ou cabos de vela de ignição podem acionar a luz do motor de verificação. Nos carros de hoje, se um plugue começar a falhar, o evento mais óbvio deve ser a luz do motor de verificação acendendo ou mesmo piscando. Isso pode fazer com que o motor falhe e a luz do mecanismo de verificação acenda. Uma luz do motor piscando pode significar que estão ocorrendo falhas de ignição potencialmente catastróficas, dizem nossos técnicos. Em geral, é melhor substituir as velas de ignição como parte da manutenção preventiva com base nas especificações do fabricante. Isso pode ajudar a evitar reparos dispendiosos, pois dirigir com velas de ignição com defeito pode sobrecarregar o conversor catalítico do seu carro (o limpador de escape do motor). Os sintomas de velas de ignição com defeito incluem marcha lenta irregular, potência irregular ao acelerar e um aumento nas emissões de escape. Observe que uma luz de verificação do motor pode ser potencialmente causada por várias coisas, não apenas por um problema de vela de ignição.


2. SEU CARRO TEM PROBLEMAS NA PARTIDA. Suas velas de ignição têm um dos trabalhos mais importantes em seu veículo, que é fornecer a faísca que alimenta o motor! Velas de ignição velhas e gastas têm mais dificuldade em criar a faísca que realmente alimenta seu motor. Se o seu carro parar quando você estiver tentando ligá-lo, pode haver um problema com as velas de ignição ou cabos de vela danificados. A bateria é provavelmente a culpada se o seu carro não tiver energia e não ligar.


3. VOCÊ ESTÁ ENCHENDO O TANQUE DE GÁS COM MAIS FREQUÊNCIA.


Se suas velas de ignição estiverem na última perna, elas vão descontar em sua quilometragem de gás. Velas de ignição gastas podem aumentar o consumo de combustível do seu veículo porque elas não queimam efetivamente o combustível que entra no motor, o que significa que você gastará mais dinheiro em reabastecimentos. Uma vela de ignição com defeito pode reduzir a eficiência de combustível em até 30%. Em geral, manter seu carro ajustado pode fazer maravilhas para sua eficiência de combustível.


4. O MOTOR LIGA RUIM (E VOCÊ PODE OUVIR!). Normalmente (espero!) seu motor provavelmente ronrona como um gatinho, mas abaixe a música e ouça. Se você perceber que o motor está fazendo barulhos, pingos ou ruídos semelhantes a batidas, suas velas de ignição podem ser as culpadas.

5. SEU CARRO NÃO ACELERÁ RAPIDAMENTE.


Você provavelmente está bastante familiarizado com o manuseio e a condução do seu veículo. Se você perceber que seu carro não responde tão bem quanto o normal, principalmente quando você está tentando acelerar, isso pode ser atribuído a velas de ignição gastas. Talvez seja hora de substituí-los – ninguém gosta de dirigir um carro lento e que consome muito combustível.


6. PELO FABRICANTE, ESTÁ NA HORA! Em qualquer questão de cuidados com o carro, é sempre melhor seguir o Cronograma de Manutenção Sugerido pelo Fabricante. Revise o cronograma de manutenção sugerido do seu veículo para ver quando substituir suas velas de ignição. Felizmente, as velas de ignição não se desgastam muito rapidamente. Normalmente, você pode obter 60.000km com eles antes que eles precisem ser substituídos. Mas se você notar algum desses sintomas, é hora de verificar suas velas de ignição com um ajuste do motor. Continuar a dirigir com velas de ignição desgastadas ou danificadas pode causar danos ao motor, portanto, não adie.

13 visualizações1 comentário
bottom of page